Programa geral do 5º ano - Design de Comunicação
O quinto ano do curso de Design de Comunicação tem vindo há já vários anos a basear-se na realização de um projecto final de curso. No ano lectivo que agora se inicia, continuamos o processo de aperfeiçoamento cientifico-pedagógico que nos permita obter o maior sucesso desses projectos, quer em termos curriculares, quer numa política de visibilidade, quer ainda enquanto transição para o universo profissional que se segue à conclusão do curso.
Assim sendo, estrutura do ano lectivo dividir-se-á em dois momentos curriculares distintos e sequenciais:
Primeiro momento (11 semanas, até ao Natal):
Período lectivo cumprido em formato de aulas, em todas as disciplinas, onde se consolidará um reportório de formação dos alunos na expectativa de projectos individuais. Existirá um registo de presenças de alunos em todas as aulas, para fins estatísticos e de avaliação. Durante este tempo, os docentes apresentarão um conjunto de acções de formação que pretendem dotar os alunos de maior capacidade crítica e pragmatismo perante a exigência de um projecto final de curso.
Transição (2 semanas em Janeiro):
Os alunos devem ter a sua proposta de projecto elaborada até à primeira semana de Janeiro, para discussão com os docentes durante as duas semanas subsequentes.
Segundo momento (13 semanas, até final do ano lectivo):
Adopção de um modelo pedagógico de desenvolvimento de projectos individuais.
Durante o período de suspensão das aulas para avaliações (entre 18 de Janeiro e 3 de Fevereiro), os alunos serão organizados em grupos de cerca de dez, sendo cada um destes grupos distribuído a um dos docentes do 5º ano, que terá a seu cargo a orientação dos projectos finais propostos. A distribuição dos alunos por docentes será feita no início de Janeiro, com base nas propostas de projecto que os alunos apresentaram anteriormente e na sua proximidade com a matéria de especialidade dos docentes.
Neste segundo momento, as aulas distintas por disciplina cessam, passando cada aluno a frequentar uma única disciplina, da responsabilidade do docente orientador do seu projecto. Desta forma, o segundo momento do 5º ano adquire 5 turmas distintas, cada uma da responsabilidade estrita de um docente. Cada turma terá o seu horário de funcionamento baseado no horário da disciplina adstrita ao docente responsável. O aluno está apenas obrigado a reportar-se ao docente que foi nomeado para o seu acompanhamento, salvo quando o referido docente entenda que deve encaminhar o aluno para orientação adicional por outro(s) colega(s). O aluno pode, obviamente, solicitar acompanhamento adicional por outros docentes, caso o deseje.
Projecto:
O projecto individual deve ser vocacionado para a exposição final de curso, a realizar no final do ano. Significa isto que o pensamento e as práticas do aluno devem ser direccionadas no sentido da obtenção de um "output" específico e contextual. Aquando do início do segundo semestre, serão comunicados os locais de exposição ao dispor dos alunos, para que estes possam equacionar o seu trabalho em função dessas mesmas opções.
Salvaguarda-se, no entanto, a necessária distinção entre a componente pedagógica do projecto e o seu resultado a expor. No que diz respeito à avaliação e apreciação em contexto de aula, será o processo contínuo de trabalho, aprendizagem e investigação que estará em causa, e não apenas o resultado final.
Avaliações:
A primeira avaliação formal corresponderá ao trabalho desenvolvido no primeiro momento acima descrito. Os alunos serão avaliados individualmente a cada disciplina. Esta avaliação será integrada no sistema de avaliação contínua, segundo a legislação em vigor.
A segunda avaliação formal, no final do ano lectivo, será em primeira instância definida pela classificação da responsabilidade do docente orientador do projecto. No que respeita à a obtenção de uma classificação final por disciplina, esta será obtida por média aritmética entre a classificação do 1º semestre e a classificação atribuída ao projecto.
Aos alunos será exigido:
Aos docentes será exigido:
Em todo o processo, é salvaguardada a autonomia cientifico-pedagógica de cada docente.
Serão contempladas, durante o ano lectivo, situações de estágio e de projecto com entidades parceiras. Estas situações serão acompanhadas caso a caso, por um conjunto de docentes a nomear em função da natureza da parceria.
Serão ainda tidas em conta situações de excepção: alunos com plano curricular parcial, alunos em mobilidade Erasmus, e outras que possam vir a surgir. Estas situações serão abordadas individualmente, dependendo da sua natureza e dos problemas específicos que possam vir a levantar, devendo ser expostas aos docentes com a maior antecedência possível.
Blog de 5º ano, 2005/06: www.5d0506.blogspot.com
Os docentes do 5º ano de Design de Comunicação
Beatriz Gentil beatrizgentil @ fba.up.pt
Heitor Alvelos halvelos @ fba.up.pt
Miguel Carvalhais mcarvalhais @ fba.up.pt
Vítor Almeida valmeida @ fba.up.pt
Vítor Martins vmartins @ fba.up.pt
Assim sendo, estrutura do ano lectivo dividir-se-á em dois momentos curriculares distintos e sequenciais:
Primeiro momento (11 semanas, até ao Natal):
Período lectivo cumprido em formato de aulas, em todas as disciplinas, onde se consolidará um reportório de formação dos alunos na expectativa de projectos individuais. Existirá um registo de presenças de alunos em todas as aulas, para fins estatísticos e de avaliação. Durante este tempo, os docentes apresentarão um conjunto de acções de formação que pretendem dotar os alunos de maior capacidade crítica e pragmatismo perante a exigência de um projecto final de curso.
Transição (2 semanas em Janeiro):
Os alunos devem ter a sua proposta de projecto elaborada até à primeira semana de Janeiro, para discussão com os docentes durante as duas semanas subsequentes.
Segundo momento (13 semanas, até final do ano lectivo):
Adopção de um modelo pedagógico de desenvolvimento de projectos individuais.
Durante o período de suspensão das aulas para avaliações (entre 18 de Janeiro e 3 de Fevereiro), os alunos serão organizados em grupos de cerca de dez, sendo cada um destes grupos distribuído a um dos docentes do 5º ano, que terá a seu cargo a orientação dos projectos finais propostos. A distribuição dos alunos por docentes será feita no início de Janeiro, com base nas propostas de projecto que os alunos apresentaram anteriormente e na sua proximidade com a matéria de especialidade dos docentes.
Neste segundo momento, as aulas distintas por disciplina cessam, passando cada aluno a frequentar uma única disciplina, da responsabilidade do docente orientador do seu projecto. Desta forma, o segundo momento do 5º ano adquire 5 turmas distintas, cada uma da responsabilidade estrita de um docente. Cada turma terá o seu horário de funcionamento baseado no horário da disciplina adstrita ao docente responsável. O aluno está apenas obrigado a reportar-se ao docente que foi nomeado para o seu acompanhamento, salvo quando o referido docente entenda que deve encaminhar o aluno para orientação adicional por outro(s) colega(s). O aluno pode, obviamente, solicitar acompanhamento adicional por outros docentes, caso o deseje.
Projecto:
O projecto individual deve ser vocacionado para a exposição final de curso, a realizar no final do ano. Significa isto que o pensamento e as práticas do aluno devem ser direccionadas no sentido da obtenção de um "output" específico e contextual. Aquando do início do segundo semestre, serão comunicados os locais de exposição ao dispor dos alunos, para que estes possam equacionar o seu trabalho em função dessas mesmas opções.
Salvaguarda-se, no entanto, a necessária distinção entre a componente pedagógica do projecto e o seu resultado a expor. No que diz respeito à avaliação e apreciação em contexto de aula, será o processo contínuo de trabalho, aprendizagem e investigação que estará em causa, e não apenas o resultado final.
Avaliações:
A primeira avaliação formal corresponderá ao trabalho desenvolvido no primeiro momento acima descrito. Os alunos serão avaliados individualmente a cada disciplina. Esta avaliação será integrada no sistema de avaliação contínua, segundo a legislação em vigor.
A segunda avaliação formal, no final do ano lectivo, será em primeira instância definida pela classificação da responsabilidade do docente orientador do projecto. No que respeita à a obtenção de uma classificação final por disciplina, esta será obtida por média aritmética entre a classificação do 1º semestre e a classificação atribuída ao projecto.
Aos alunos será exigido:
- O cumprimento dos projectos propostos em aula, até Dezembro de 2005.
- A entrega de uma proposta de projecto (numa primeira versão), até à primeira semana de aulas depois do Natal.
- O desenvolvimento (individual ou em grupo) de um projecto autónomo.
- Presença em todas as aulas calendarizadas e em todas as acções complementares anunciadas pelos docentes com a devida antecedência.
- A presença em tutorial com o docente responsável pelo seu projecto, com periodicidade a estabelecer entre o professor e o aluno.
- A apresentação do seu projecto no final do ano lectivo, numa exposição final de curso que será organizada durante o mês de Junho de 2006.
Aos docentes será exigido:
- Um número mínimo de aulas por mês (a estabelecer), por forma a apresentar matéria relevante da sua área de especialidade, manter e incentivar dinâmicas de grupo e passar a informação importante a todos os alunos pelos quais é responsável.
- O cumprimento da carga horária atribuida através de aulas, tutoriais individuais e visitas de estudo.
- Presença em reuniões mensais de professores do 5º ano, para coordenação transversal.
Em todo o processo, é salvaguardada a autonomia cientifico-pedagógica de cada docente.
Serão contempladas, durante o ano lectivo, situações de estágio e de projecto com entidades parceiras. Estas situações serão acompanhadas caso a caso, por um conjunto de docentes a nomear em função da natureza da parceria.
Serão ainda tidas em conta situações de excepção: alunos com plano curricular parcial, alunos em mobilidade Erasmus, e outras que possam vir a surgir. Estas situações serão abordadas individualmente, dependendo da sua natureza e dos problemas específicos que possam vir a levantar, devendo ser expostas aos docentes com a maior antecedência possível.
Blog de 5º ano, 2005/06: www.5d0506.blogspot.com
Os docentes do 5º ano de Design de Comunicação
Beatriz Gentil beatrizgentil @ fba.up.pt
Heitor Alvelos halvelos @ fba.up.pt
Miguel Carvalhais mcarvalhais @ fba.up.pt
Vítor Almeida valmeida @ fba.up.pt
Vítor Martins vmartins @ fba.up.pt
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