Candidaturas a mobilidades Erasmus: de 10 a 21 de Outubro
Entre 10 e 21 de Outubro irão decorrer as candidaturas a mobilidades Erasmus a realizar no segundo semestre do corrente ano lectivo.
As regras de candidatura, actualizadas relativamente a anos anteriores, são as seguintes:
Os alunos que desejarem candidatar-se a uma mobilidade Erasmus terão de preencher os seguintes requisitos:
1. Devem estar inscritos na FBAUP e ter propinas em dia.
2. Devem estar a frequentar o 3º, 4º ou 5º ano do curso aquando da mobilidade Erasmus.
3. Devem ter o 1º ano do curso concluido.
4. Devem ter conhecimentos suficientes de inglês ou da língua do país onde se pretendem deslocar.
5. Devem preencher os formulários de candidatura a mobilidade, disponíveis no gabinete Erasmus.
6. Devem procurar informação sobre as Escolas parceiras a que se desejam candidatar.
(O gabinete Erasmus possui brochuras e catálogos de algumas das Escolas parceiras, bem como comentários de alunos que realizaram mobilidades anteriores. É igualmente esperado que os alunos procurem informação adicional na internet e junto dos colegas e professores que já visitaram as Escolas em causa. O gabinete Erasmus tem disponível para consulta a lista de professores que já visitaram Escolas parceiras.)
7. Devem discutir o plano de estudos no estrangeiro com os seus professores da FBAUP.
8. Devem possuir endereço de e-mail a funcionar e consultado regularmente. Este é o modo de comunicação mais expedito e económico, e será através de e-mail que grande parte das comunicações será efectuada.
9. Devem entregar, junto com os formulários de candidatura, um portfolio representativo do seu trabalho, que seguirá junto com os formulários para a Escola anfitriã. Este portfolio pode ser em formato de álbum, CD, ou outro que o aluno entender apropriado para a Escola a que se candidatar. Alunos que não entreguem portfolio na altura da candidatura serão automaticamente desclassificados.
10. Devem entregar, junto com os formulários de candidatura, uma carta de intenções onde justificam as razões de terem escolhido as três primeiras Escolas que escolheram no formulário de candidatura. Alunos que não entreguem esta carta na altura da candidatura serão automaticamente desclassificados.
Critérios de seriação e colocação dos alunos.
O juri de colocação dos alunos será constituido por três professores da FBAUP, a nomear aquando da abertura de candidaturas. Esse juri seguirá os seguintes critérios:
1. O cumprimento das normas acima descritas. Sem o preenchimento total das condições acima descritas, o aluno será automaticamente desclassificado.
2. Prioridade aos alunos do 5º ano.
3. Adequação do perfil do candidato às áreas de estudo da Escola parceira.
4. Média das disciplinas nucleares e maior número de disciplinas concluídas com sucesso.
5. No caso de as alíneas anteriores não serem conclusivas, os alunos devem estar disponíveis para uma entrevista com o painel de professores encarregue da colocação.
Uma vez colocados numa Escola parceira, os alunos deverão contactar de novo os professores da FBAUP do ano lectivo seguinte, para assegurarem a equivalência do programa que vão realizar na Escola anfitriã. Poderão também contactar (por e-mail ou telefone) o gabinete Erasmus da Escola para onde vão, no caso de necessitarem de esclarecimentos ou de ajuda para obterem alojamento.
Na Escola parceira, o aluno deve certificar-se que recebe uma classificação segundo o sistema ECTS (que será convertida para a escala de 0 a 20 em vigor na FBAUP aquando do seu regresso, seguindo as médias das classificações na FBAUP).
A classificação obtida em Erasmus terá pesos diferentes na nota final da FBAUP, dependendo da duração da estadia Erasmus:
3 - 4 MESES:
O aluno traz a nota ECTS da escola parceira, que será traduzida para a escala de valores da FBAUP. Esta classificação terá carácter informativo, dado ser parcial.
Deve ainda o aluno apresentar o trabalho desenvolvido durante a estadia em Erasmus aos seus professores na FBAUP.
Pela nota final será sempre responsável o professor da FBAUP, visto a avaliação em Erasmus ser correspondente a uma fracção de semestre.
1 SEMESTRE:
A avaliação da Faculdade de origem será traduzida, pelo sistema ECTS, na avaliação da FBAUP.
A classificação assim obtida será correspondente ao referido semestre. No caso da nota corresponder ao segundo semestre, esta terá que ser pesada com a nota do primeiro semestre pelo professor da FBAUP, produzindo assim a nota final do ano, da responsabilidade do professor da FBAUP.
1 ANO LECTIVO:
As notas da Faculdade de origem são convertidas pelo sistema ECTS, correspondendo automaticamente às avaliações finais, salvaguardando as equivalências que devem ser estabelecidas antes da mobilidade. Salvaguarda-se o caso de a avaliação atribuída ao aluno necessitar de esclarecimentos adicionais, caso esta tenha colocado o aluno entre a positiva e a negativa, ou caso corresponda à classificação máxima atribuível na Escola de origem.
Salienta-se a absoluta necessidade de os alunos verem o seu plano de estudos aprovado pelos respectivos professores da FBAUP antes de realizarem a sua mobilidade Erasmus, e de os informarem de eventuais mudanças a esse plano durante a sua estadia no estrangeiro. Se não o fizerem, correm o risco de não verem a sua equivalência de estudos aprovada aquando do seu regresso.
Aquando do regresso de mobilidade Erasmus, os alunos serão convidados a preencher um formulário de 'feedback', consultável por colegas que queiram realizar uma mobilidade Erasmus em anos lectivos futuros.
O gabinete encontra-se aberto para atendimento de segunda a quinta-feira (de manhã e de tarde) e sexta (de manhã), em horário de expediente. O gabinete não abre para atendimento às sextas-feiras à tarde.
O Coordenador Erasmus e os docentes responsáveis pelas três áreas de estudo estão disponíveis para atendimento aos alunos em horário semanal. Por favor contactem o gabinete para informação actualizada dos horários.
Toda a correspondência deve ser dirigida a: erasmus @ fba.up.pt
A extensão telefónica interna do gabinete é: 346
A equipa Socrates/Erasmus deseja a todos as melhores mobilidades europeias em 2005/2006!
Heitor Alvelos - coordenador Socrates/Erasmus
Júlio Dolbeth - coordenador ECTS e docente Erasmus - Design
Norberto Jorge - docente Erasmus - Escultura
Rui Pimentel - docente Erasmus - Pintura
Joana Cunha - funcionária administrativa.
As regras de candidatura, actualizadas relativamente a anos anteriores, são as seguintes:
Os alunos que desejarem candidatar-se a uma mobilidade Erasmus terão de preencher os seguintes requisitos:
1. Devem estar inscritos na FBAUP e ter propinas em dia.
2. Devem estar a frequentar o 3º, 4º ou 5º ano do curso aquando da mobilidade Erasmus.
3. Devem ter o 1º ano do curso concluido.
4. Devem ter conhecimentos suficientes de inglês ou da língua do país onde se pretendem deslocar.
5. Devem preencher os formulários de candidatura a mobilidade, disponíveis no gabinete Erasmus.
6. Devem procurar informação sobre as Escolas parceiras a que se desejam candidatar.
(O gabinete Erasmus possui brochuras e catálogos de algumas das Escolas parceiras, bem como comentários de alunos que realizaram mobilidades anteriores. É igualmente esperado que os alunos procurem informação adicional na internet e junto dos colegas e professores que já visitaram as Escolas em causa. O gabinete Erasmus tem disponível para consulta a lista de professores que já visitaram Escolas parceiras.)
7. Devem discutir o plano de estudos no estrangeiro com os seus professores da FBAUP.
8. Devem possuir endereço de e-mail a funcionar e consultado regularmente. Este é o modo de comunicação mais expedito e económico, e será através de e-mail que grande parte das comunicações será efectuada.
9. Devem entregar, junto com os formulários de candidatura, um portfolio representativo do seu trabalho, que seguirá junto com os formulários para a Escola anfitriã. Este portfolio pode ser em formato de álbum, CD, ou outro que o aluno entender apropriado para a Escola a que se candidatar. Alunos que não entreguem portfolio na altura da candidatura serão automaticamente desclassificados.
10. Devem entregar, junto com os formulários de candidatura, uma carta de intenções onde justificam as razões de terem escolhido as três primeiras Escolas que escolheram no formulário de candidatura. Alunos que não entreguem esta carta na altura da candidatura serão automaticamente desclassificados.
Critérios de seriação e colocação dos alunos.
O juri de colocação dos alunos será constituido por três professores da FBAUP, a nomear aquando da abertura de candidaturas. Esse juri seguirá os seguintes critérios:
1. O cumprimento das normas acima descritas. Sem o preenchimento total das condições acima descritas, o aluno será automaticamente desclassificado.
2. Prioridade aos alunos do 5º ano.
3. Adequação do perfil do candidato às áreas de estudo da Escola parceira.
4. Média das disciplinas nucleares e maior número de disciplinas concluídas com sucesso.
5. No caso de as alíneas anteriores não serem conclusivas, os alunos devem estar disponíveis para uma entrevista com o painel de professores encarregue da colocação.
Uma vez colocados numa Escola parceira, os alunos deverão contactar de novo os professores da FBAUP do ano lectivo seguinte, para assegurarem a equivalência do programa que vão realizar na Escola anfitriã. Poderão também contactar (por e-mail ou telefone) o gabinete Erasmus da Escola para onde vão, no caso de necessitarem de esclarecimentos ou de ajuda para obterem alojamento.
Na Escola parceira, o aluno deve certificar-se que recebe uma classificação segundo o sistema ECTS (que será convertida para a escala de 0 a 20 em vigor na FBAUP aquando do seu regresso, seguindo as médias das classificações na FBAUP).
A classificação obtida em Erasmus terá pesos diferentes na nota final da FBAUP, dependendo da duração da estadia Erasmus:
3 - 4 MESES:
O aluno traz a nota ECTS da escola parceira, que será traduzida para a escala de valores da FBAUP. Esta classificação terá carácter informativo, dado ser parcial.
Deve ainda o aluno apresentar o trabalho desenvolvido durante a estadia em Erasmus aos seus professores na FBAUP.
Pela nota final será sempre responsável o professor da FBAUP, visto a avaliação em Erasmus ser correspondente a uma fracção de semestre.
1 SEMESTRE:
A avaliação da Faculdade de origem será traduzida, pelo sistema ECTS, na avaliação da FBAUP.
A classificação assim obtida será correspondente ao referido semestre. No caso da nota corresponder ao segundo semestre, esta terá que ser pesada com a nota do primeiro semestre pelo professor da FBAUP, produzindo assim a nota final do ano, da responsabilidade do professor da FBAUP.
1 ANO LECTIVO:
As notas da Faculdade de origem são convertidas pelo sistema ECTS, correspondendo automaticamente às avaliações finais, salvaguardando as equivalências que devem ser estabelecidas antes da mobilidade. Salvaguarda-se o caso de a avaliação atribuída ao aluno necessitar de esclarecimentos adicionais, caso esta tenha colocado o aluno entre a positiva e a negativa, ou caso corresponda à classificação máxima atribuível na Escola de origem.
Salienta-se a absoluta necessidade de os alunos verem o seu plano de estudos aprovado pelos respectivos professores da FBAUP antes de realizarem a sua mobilidade Erasmus, e de os informarem de eventuais mudanças a esse plano durante a sua estadia no estrangeiro. Se não o fizerem, correm o risco de não verem a sua equivalência de estudos aprovada aquando do seu regresso.
Aquando do regresso de mobilidade Erasmus, os alunos serão convidados a preencher um formulário de 'feedback', consultável por colegas que queiram realizar uma mobilidade Erasmus em anos lectivos futuros.
O gabinete encontra-se aberto para atendimento de segunda a quinta-feira (de manhã e de tarde) e sexta (de manhã), em horário de expediente. O gabinete não abre para atendimento às sextas-feiras à tarde.
O Coordenador Erasmus e os docentes responsáveis pelas três áreas de estudo estão disponíveis para atendimento aos alunos em horário semanal. Por favor contactem o gabinete para informação actualizada dos horários.
Toda a correspondência deve ser dirigida a: erasmus @ fba.up.pt
A extensão telefónica interna do gabinete é: 346
A equipa Socrates/Erasmus deseja a todos as melhores mobilidades europeias em 2005/2006!
Heitor Alvelos - coordenador Socrates/Erasmus
Júlio Dolbeth - coordenador ECTS e docente Erasmus - Design
Norberto Jorge - docente Erasmus - Escultura
Rui Pimentel - docente Erasmus - Pintura
Joana Cunha - funcionária administrativa.
1 Comments:
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